A conversa de uma empresa de 100 anos e 10 mil pessoas com o seu novo colaborador




Um ser de 100 anos e com 10 mil pessoas, enfim, se materializa para dizer as boas-vidas

É o primeiro dia de trabalho e ele passa pelos grandes portões enxergando como uma criança vê a fábrica de brinquedos do papai noel. Os olhos de jabuticaba saltam, mesmo que tímidos, e se inicia uma mistura de contemplação, ansiedade, expectativa e animação.

Após alguns instantes, ele está dentro de uma bela sala com nome temático e arquitetura de massagear os olhos. Parece que a dimensão é outra. É então que uma luz se apresenta e, de alguma forma, ele sabe que é a empresa, são 10 mil colaboradores e 100 anos de história que se materializam em sua frente na forma de uma pessoa.

Ela entra animada, sorri e abre os braços, seguido de um sincero abraço, que foi respondido com reciprocidade.

“Seja muito bem vindo, ela diz. Eu sei que não nos conhecemos muito bem, mas veja só, você acabou de nascer neste novo mundo. Começa hoje um novo ciclo em nossas vidas. Meu corpo (corporação) é feito de muitas pessoas, todas elas me ajudam a me manter viva, fazendo minha missão inspirada em minha visão, e sempre apoiada em meus valores, que são estes. (É mostrado o fundo do coração da corporação com a descrição exata do motivo de sua existência, e o que a faz seguir em frente).

Eu me transformo a cada dia, seja por que o mundo muda e eu preciso me adaptar, ou por que as pessoas dentro de mim também mudam, elas entram e saem. Algumas ficam por mais tempo do que outras, e isso não é muito diferente da sua vida, não é mesmo?

Veja bem, agora estamos juntos. Eu faço parte da sua vida e você da minha, foi uma decisão em comum para nós dois. Peço, encarecidamente, que me ajude a me manter viva e forte. Me ajude a seguir com a minha missão, fazendo exatamente o que eu nasci para fazer. Não se esqueça, por favor, de levar em conta os meus valores nos quais prezo tanto em cada atividade, seja ela uma grande fusão ou até mesmo em um simples envio de e-mail.

Saiba que todos que fazem parte de mim são importantes e impactam em minha vida de maneira mais ou menos intensa. Eu nem peço para que você faça grandes feitos e seja lembrado por a minha história; é claro que já passaram pessoas aqui que são lembradas até hoje de maneira super justa, mas veja que, muitas vezes, fazer o simples trabalho, sem criar conflitos nos processos e grupos, já é um enorme feito. Isso me mantém saudável por dentro, e me faz continuar firme em minha missão.

Às vezes fico doente, inevitavelmente. Por mais que tenha uma equipe interna que me ajude a evitar tais situações, não sou imune a tudo e a todos. Seja por uma questão totalmente externa de mercado, ou até mesmo algo puramente interno. Mas, eu conto sempre com vocês para me ajudar a superar as crises e seguir em frente. Conforme cresço, diferentes culturas são absorvidas por mim, nos mais diferentes países. Mas, veja bem, sou um corpo (corporação) só, tenho minha identidade e cultura interna, por mais que, com o passar do tempo, isso possa mudar.

Eu sou uma só e todos vocês fazem parte de mim. Se acontece algo de errado em algum setor, seja ele qual for, meu corpo inteiro sente. Pense se uma unha do seu dedo fosse arrancada, a dor seria tão intensa se você tivesse um arranhão na cabeça, ou um pequeno osso da mão fraturado. Da mesma forma que, cada ação positiva que você faz, seja ela para manter, sustentar ou para otimizar, meu corpo inteiro sente toda essa morfina e prazer.

Aqui, eu ajudo você, e você me ajuda. E é nessa relação de ajuda mútua que iremos seguir em frente. Irei te apoiar em sua vida, oferecendo recursos para o seu crescimento e desenvolvimento. Estarei com você desde o rápido e-mail que você envia até a apresentação que você faz para os principais líderes que me constituem. Sei que, talvez em alguns meses ou anos você possa sair daqui e seguir em outro corpo, e tudo bem, não quero prender você nem ninguém, mas saiba que, enquanto estiver aqui, farei fazer valer a pena a nossa relação, e espero que ela seja frutífera para mim e para você. Obrigado.

Neste momento, a empresa ali materializada, fez um olhar sincero de boas-vindas e se despedaçou em um milhão de pedaços, que percorreram todas as salas, tetos, países, pessoas e imagens. Talvez seja isso mesmo, agora que eu nasci aqui, tenho uma missão a cumprir. Não sei quanto tempo ficarei vivo aqui, mas irei viver enquanto estiver presente, terei o apoio de pessoas e espero que, quando sair, seja alguém bem diferente do que eu sou hoje, com vivência, experiência e aprendizado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise "Do not go gentle into that goodnight" - (Interstellar)

A diferença é o laço que nos une

A importância do silêncio na música