O que é a vida? 5 definições














O que é a vida?
Surge esta pergunta como se um grande viajante que percorreu galáxias chegasse até sua casa e batesse na sua porta para fazer apenas esta pergunta, colocar essa leve semente na sua mão e ir embora.

Separei 10 definições que podem se encaixar de alguma forma nesse questionamento e gerar uma saudável reflexão.


Uma definição lógica
1) A vida é um conjunto de presentes momentos que se interligam e conectam entre si desde o nascimento até a morte. Esse conjunto de momentos formam um caminho que se torna um sentido contínuo. O sentido (da vida) se dá conforme a direção que o indivíduo caminha e deseja ir, ou seja, seus sonhos, aspirações, metas, objetivos e visão de vida localizados no futuro são o material que vai formar a continuidade do caminho formando o sentido em rumo ao alcance dos sonhos. Esse rumo é como se fosse uma escadaria, mas não necessariamente que sobe, ela é mais complexa, pode subir ou descer conforme o planejamento. Esse planejamento é colocado em ação pelo ser que vive a vida, mas tem como ajuda outros seres que também querem que o ser tenha um sentido valioso para sua vida. Analisemos.

Comparações e metáforas
2) É o tudo e o nada, é a ponte que liga o nascer e morrer, é o arco-íris entre a chuva e o sol, é aquele durante e o meio, é o momento que não é dia nem noite, é uma luz que pisca no universo e se torna visível por todo os seres que ai habitam. É uma música, uma receita, um projeto, uma construção, uma arte, o maior feito que um ser humano pode desempenha, uma dádiva, um milagre, uma oportunidade para fazer que nossas asas cresçam para podermos voar mais alto rumo ao paraíso divino. Comparemos.

Um livro, uma história
3) A vida é um livro, nosso nome é o título do livro, quando ele termina podemos colocar até um subtítulo para resumir tudo em uma só frase, por exemplo: Fulano de Tal, renovação e reciclagem de um ser ímpar. E por ai vai. Cada capítulo é uma idade nossa, geralmente com 100 capítulos, mas varia. Cada capítulo possui 365 páginas. Cada página é um dia incrível, uma história que é tão importante quanto qualquer outra página desse livro. Nessas simples páginas de papel, pessoas surgem, nascem e morrem. Sentimentos surgem, sonhos são realizados, metas atingidas, novidades feitas, é um conteúdo riquíssimo, um prazer inestimável ler esse livro. A cada segundo da vida estamos escrevendo nesse livro. No fim da vida, creio que sentaremos nas nuvens e leremos com amor, perdão, compaixão, justiça e fé. Leiamos.

Várias perguntas
4) A vida? É uma pergunta. E à partir dela, assim como na filosofia, surgem mais e mais perguntas que se ramificam e formam uma árvore repleta de galhos de perguntas, e frutos que cada pergunta gera em sua reflexão. Cada momento vem junto com dúvidas e perguntas que nos fazem sair do lugar, sair do ócio, e entrar em movimento com essa energia pulsante e universal. As perguntas são o oxigênio que muitos se baseiam para seguir a vida. Parece que a cada resposta, surgem mais perguntas que, às vezes parece complicar mas, antes de surgir a pergunta, elas avisam para não levar a vida e as próprias perguntas tão a sério assim. Vá na leveza, observe as perguntas, aprenda e cresça com elas, vá atrás das respostas e forme, consequentemente, o sentido da vida. Perguntemos.

Um jogo
5) Pois é, a vida é um jogo. O mais perfeito, emocionante, elaborado e magnífico já feito para os seres humanos. Não é que há vencedor e perdedor, na verdade há jogadores e participantes, constantemente estamos ganhando e perdendo, como se fosse sentir frio e calor, cada um tem seus prós e contras, são necessários. Nesse jogo, diferente de muitos que a humanidade entende, precisamos competir com apenas uma pessoa, nós mesmos. A competição é no interior, e não no exterior como muitos julgam ser. Esse jogo é incrível demais, há tantos personagens, níveis de dificuldade, surpresas e dinâmicas, é perfeito, lutamos contra os nossos próprios monstros e às vezes com os monstros que as outras pessoas criam também. Joguemos.

Uma escola
6) A vida é uma escola, com certeza, com vários professores, matérias, locais de estudo, provas e colegas. Aprendemos a todo momento, o aprendizado não cessa, as matérias são muitas, e talvez o assunto mais interessante seja aprender sobre nós mesmos, o famoso autoconhecimento. Nessa escola, subimos de nível e todos almejam viver a grande festa de graduação, mas para isso é preciso passar nas provas e ser merecedor de receber o diploma da eternidade dado por aquele que fundou essa escola, o nome dele varia pela crença de cada um. Aprendamos.


Essas são algumas das infinitas definições da vida, se é que ela pode ser definida em palavras humanas. Espero que gere uma reflexão à respeito no intuito de levarmos não tão à sério as coisas mas termos a noção dessa experiência incrível que é a vida.

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise "Do not go gentle into that goodnight" - (Interstellar)

A diferença é o laço que nos une

A importância do silêncio na música